A Onda: E o perigo de "flertar" com o facismo

 


Devido aos acontecimentos da tarde de ontem (terça feira dia 8 de fevereiro), quando o  apresentador e youtuber Monark disse ao vivo para milhares de pessoas que apoiava um partido nazista regulamentado pelo  governo, resolvi trazer para um B9 Indica especial, um filme que me foi apresentado quando  estava no ensino fundamental, mas que mesmo um adolescente com o caráter em construção conseguiu entender a mensagem afiada e precisa. 

A Onda conta a história de um projeto conduzido por um professor do ensino médio que tem uma semana para explicar para os alunos a realidade e as implicações de um regime fascista.

Rainer questiona a turma sobre a possibilidade de um novo regime nazista retornar a Alemanha, quando questionado, o professor resolve começar seu  projeto  para mostrar aos alunos oque aconteceria se tal situação acontecesse. Alterando radicalmente as regras e os modos de funcionamento da classe, impondo saudações, escolhendo  um nome e até mesmo  um uniforme, assim  o professor instaura uma espécie de sistema ditatorial no qual detém o poder absoluto. O movimento começa a se espalhar e vai gerando consequências cada vez mais violentas.


O  desentolar do filme vai nos mostrando  como as pessoas vão se deixando levar por atitudes e acontecimentos que até então, as mesmas achavam  impossiveis de acontecer, controle de massas, autoritarismo, violencia e proibição contra a diferença e etc. Quando o professor toma consciencia e tenta impedir os acontecimentos que estão por vir já é muito tarde. 

A indicação  do  filme, não  foi apenas para aproveitar o acontecimento, mas também pra alertar sobre a tal "liberdade de expressão", no  filme, vemos que o incentivo  ao  facismo mesmo dentro  de um projeto escolar, uma experiência para uma turma, chegou  a pontos extremos e quase fatais. Não existe liberdade de expressão quando se trata de opressão, extermínio, preconceito, racismo, quando falamos sobre um povo inteiro massacrado.

O apresentador em sí, não se tornará o novo Hittler, mas quem tem poder de fala e de influencia, deve ser comedido nas palavras que usa e nas ideias que expressa para os seus ouvintes, que como vimos, uma parte, apoiou a causa e reforçou que o  nazismo não  foi nada disso. 

O B9 Indica de hoje fica por aqui. O adm que vos fala normalmente não  é tão politizado, mas em certas ocasiões é necessário que todos nós, até o menos politizado tome a frente e abra a fala sobre.  

Você pode encontrar "A Onda" completo  e dublado no  youtube. 

Postar um comentário

Copyright © Bunker Nove. Criação OddThemes Designer Marcio Oliveira Designer