As melhores e piores adaptações de todos os tempos

 


Ter um livro favorito sendo adaptado para um filme ou série pode ser um sonho para um fã, Ou seu pior pesadelo. durante os últimos anos tivemos diversas adaptações e readaptações de diferentes livros e sagas literárias, algumas saíram perfeitas de tão semelhante com os livros, já outras Fingimos que não existe.

Mas vamos à lista!


A trilogia de Jogos Vorazes, de Suzanne Collins:



Para quem leu os livros, ficou bastante satisfeito com os quatros filmes da saga. A história segue do inicio ao fim o mesmo caminho que os livros. Acho que em termos de porcentagens creio que o filme é 98% igual ao livro. Pequenos detalhes fazem uma diferença que podemos relevar como o fato de Peeta ter perdido uma perna no primeiro livro ou que a Katniss dos livros é morena. Mas tirando isso, é uma das melhores adaptações dos últimos tempos. 


O senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien: 

Para alguns os filmes são cansativos, dão sono e são sem graça mas para os fãs desse universo maravilho os filmes do senhor dos anéis são muito parecidos com os livros. Assim como a escrita é detalhada, o filme é longo e bem explicativo e para quem realmente ama a terra média dos livros, amou assistir ela na tela do cinema. Diria que 99% fiel aos livros! 


Harry Potter, de J. K. Rowling:


Eu não poderia deixar de fora a saga do bruxo mais conhecido do mundo! Os filmes de Harry Potter foram muito bem feitos, contudo há diversas diferenças dos livros, como diversos personagens que não aparecem nos filmes, outros perdem sua importância e algumas cenas foram excluídas e outras modificadas. Contudo todo potterhead ainda sim se emociona ao ver os filmes, porque a magia ainda está lá e os filmes no geral foram bem feitos e os atores se encaixaram nos papeis perfeitamente. 


O Hobbit, de Tolkien: 


Voltamos ao universo de Tolkien e agora com O hobbit. Um único livro que foi dividido em 3 filmes para poder ser fiel ao livro quase 99%. Os filmes do Hobbit transmite o livro perfeitamente, os diálogos, até as musicas. É com certeza uma das melhores adaptações de todos os tempos, só não é 100% pois acrescentaram uma personagem que não existia nos livros mas mesmo assim ela veio para somar e é melhor do que ter personagens cortados não é ?


A trilogia Divergente, de Veronica Roth. 


A trilogia de livros Divergente teve sua adaptação razoavelmente parecida com os livros, contudo poderia ter sido melhor. Contudo, ocorreram diversos problemas com o terceiro e ultimo filme lançado: Aparentemente com o baixo sucesso de bilheteria do convergente parte 1, o quarto filme, convergente parte 2, nunca chegou a acontecer. Os filmes são bons para aqueles que nunca leram e talvez ali encontre o motivo para entrar no mundo da saga mas para os fãs que esperavam pelo menos um desfecho, terão que esperar um reboot num futuro distante. 


Os instrumentos mortais, de Cassandra Clare:



O filme não foi muito bem aceito pelos  fãs além de que logo foi confirmado que não teria continuação e por um longo tempo os leitores dessa saga tiveram que se contentar com o filme até que a netflix conseguiu os direitos e resolveu fazer uma série, Shadowhunters. A animação foi contagiante e a série conta com 4 temporadas. Infelizmente muita coisa foi modificada e tanto a serie como o filme não foram uma adaptação próxima ao livro. 


Game of Thrones, de George Martin: 


A série que leva o nome do primeiro livro da saga As crônicas de gelo e fogo, começou com tudo para ser uma das melhores séries  e adaptações de todos os tempos, apesar de muitos personagens terem suas idades modificadas, a história segue a linha dos livros até a quinta temporada. Por algum  motivo George Martin, autor dos livros, se afastou das gravações da série que tomaram outros rumos. Como não existe a continuação dos livros ainda não sabemos se é realmente fiel mas pelo descontentamento do autor achamos que não condiz. O desfecho da série deixou muitos fãs decepcionados.


Deixe A Neve Cair, de John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson :


Uma das piores adaptações vista até hoje. Sério, a única coisa igual ao livro é o nome e que tem neve na história. Foi realmente um pecado essa adaptação, se é que pode chamar disso já que resolveram mudar tudo. Acho que de semelhança com o livro é apenas 2%, ou talvez 1,5%. Com certeza foi uma grande decepção para os fãs do livro com 3 contos natalinos. 


Percy Jackson, de Rick Riordan:


Claro que ele não pode ficar fora da lista, a cereja do bolo, o motivo da raiva de muitos ,muitos semi deuses! Os dois filmes de Percy Jackson contam com um elenco ótimo, contudo com idades totalmente erradas e a história totalmente modificada. Os filmes foram a porta de entrada de muitos semideuses no universo do nosso tio Rick contudo, quem primeiro viu os filmes e depois foi ler a saga se deparou com histórias totalmente diferentes. Durante longos anos os fãs da saga sofriam tendo apenas essa adaptação como fonte de consolo, mas agora com a chegada da série as esperanças foram renovadas e estamos contando com uma adaptação no mínimo 90% fiel aos livros.


Outras sagas estão em processo para ganhar sua adaptação cinematográfica como A seleção, contudo já existe algumas noticias sobre as modificações que ocorrerão no filme. Assim como a introdução de personagens novos e diferença nas características de alguns outro. Só resta esperar e rezar para que fique no mínimo aceitável com 70/80% semelhante.

A corte de espinhos e rosas também foi confirmada sua adaptação nas telinhas, mesmo com alguns fãs nervosos com a noticia, vamos também torcer para que seja fiel aos livros em todos os sentidos e que nos faça rir, chorar e sair satisfeita da sala de cinema.

 

 

Postar um comentário

Copyright © Bunker Nove. Criação OddThemes Designer Marcio Oliveira Designer